Os espaços de Coworking orgulham-se de oferecer um ótimo espaço de trabalho e comunidades de profissionais para trabalhar. Mas o que os membros de Coworkings precisam?
No nível mais básico, um lugar para trabalhar. Um lugar melhor do que poderia encontrar em casa, em uma cafeteria ou dentro de uma empresa.
Mas isso é tudo que o profissional precisa? O que o motiva a pagar para ser membro de um Coworking?
Para explorar um pouco mais a fundo, podemos usar como base a Hierarquia de necessidades de Maslow, que define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e autorrealização.
Agora vamos adaptar essas necessidades ao universo dos Coworkings.
As necessidades fisiológicas são as fundamentais. Elas pertencem em grande parte aos requisitos de conforto pessoal. Em um espaço de Coworking, é a qualidade do espaço físico em si. Um espaço de Coworking deve ter boas mesas, cadeiras confortáveis para poder ficar muitas horas trabalhando, deve ter uma boa iluminação, temperaturas confortáveis, boa qualidade do ar e banheiros limpos. O ambiente deve ter poucas distrações que permitirão que o profissional tenha mais foco e concentração. E café… ah o bom café deve estar sempre à disposição e à vontade!!
Segurança… em primeiro lugar, a segurança e proteção para os membros de um Coworking significa confiança. Confiança de que terão uma internet segura para realizarem seus trabalhos, de que o prédio onde o Coworking está localizado seja seguro, com uma portaria 24 horas, com controle de acesso tanto no prédio quanto para entrar no Coworking, câmeras de segurança e regras estabelecidas para assegurar aos membros a privacidade e segurança enquanto estão no trabalho.
Afeto… nós humanos, precisamos de amor!! Além de nossa família e círculo social, nós precisamos sentir que pertencemos a outros círculos, inclusive os profissionais. A relação profissional pode combater sentimentos de isolamento e solidão, o que chamamos de solidão empresarial. Às vezes, somente estar perto de outras pessoas, já ajuda muito!
Estima… profissionalmente, membros de um Coworking procuram ser produtivos em seus trabalhos e carreiras. Querem atingir seus objetivos e assim, serem reconhecidos e respeitados por essas realizações.
Autorrealização para Maslow é atingir o máximo potencial do ser humano, é a tendência de desenvolver-se e crescer como pessoa, ou seja, atingir todos os seus objetivos pessoais e profissionais.
Atender às necessidades psicológicas é a razão para que muitos profissionais escolham pagar por um espaço de Coworking. As necessidades básicas do espaço físico e a segurança geralmente são atendidas em Home office, mas a amizade e as relações profissionais ficam mais difíceis quando se trabalha várias horas isolado. Os espaços de Coworking oferecem um ótimo meio para manter conexões profissionais e sociais positivas!
E como Maslow escreveu: “Se todas as necessidades estão insatisfeitas, e o organismo é dominado pelas necessidades fisiológicas, todas as outras necessidades podem se tornar simplesmente inexistentes ou serem colocadas em segundo plano”.