Os modelos de coworking e escritórios virtuais bem-sucedidos em São Paulo agora estão em alta também no ABC. A região não é só mais uma beneficiada com o fortalecimento do empreendedorismo, mas sim por seu diferenciado desempenho por conta de startups locais, o que já rendeu bons frutos. Um deles – e de maior destaque – é o potencial de se tornar o Vale do Silício brasileiro.
Neste cenário, os espaços de coworking e escritórios virtuais estão cada vez mais atraentes para conquistar empreendedores. Profissionais liberais, advogados, freelancers, contadores e diversas outras áreas. Isso porque o sistema de escritórios mobiliados ajuda pessoas a conquistarem o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. E, o que é melhor ainda: aliado a um ambiente totalmente planejado para gerar negócios.
Nesta linha, o coworking e escritórios virtuais junto às salas privativas vêm ganhando amplo espaço e visibilidade no ABC. Além disso, quem ganha também é o o empreendedorismo, com novos entrantes.
Imagine uma espécie de condomínio empresarial, no qual você aluga um espaço. E melhor ainda, não precisa se preocupar com as contas de luz, água, internet, limpeza, bem como com o visual. Interessante? As vantagens são muitas. Isso porque este espaço foi arquitetado para que os negócios aconteçam da melhor forma e tem todos os aspectos. “O amplo espaço é pensado para gerar um rico networking no ambiente”, afirma Fabiana Diaz, fundadora do Open Lab Coworking, localizado em São Bernardo do Campo.
No Open Lab Coworking são oferecidos planos que vão desde a locação por hora até os pacotes mensais e anuais. Além disso, a empresa oferece aluguel de salas privativas, auditório para eventos, serviços de secretária personalizada, internet, telefonia, café, entre outros serviços de acordo com a necessidade de cada um.
Outra vantagem do coworking e dos escritórios virtuais em relação aos espaços convencionais é o design do ambiente, que favorece a produtividade. Este fator já foi comprovado por pesquisas, de acordo com o arquiteto Adriano Caetano, da empresa Caetano & Pastorelli. “A busca hoje é por espaços humanizados, com iluminação natural e decoração com madeiras. Isso torna o ambiente mais aconchegante e agradável para trabalhar”.
De acordo com o arquiteto, 70% das pessoas hoje querem um ambiente com design ao procurar espaços para trabalhar. Além disso, 56% diz que a decoração ajuda na produtividade. Estes dados serviram de inspiração para o arquiteto, que buscou priorizar as cores neutras ao planejar o Open Lab Coworking, em São Bernardo do Campo. Outro detalhe fundamental quando se pensa em ambiente de trabalho – a iluminação – deve ser neutra, para que a sensação de aconchego esteja presente no espaço. Aproveite as inúmeras vantagens de estar em um ambiente planejado para o networking e mãos à obra!
Confira esta e outras matérias no site do Condo Center