Se há uma afirmação que vale para qualquer empresa no mundo é que o marketing de conteúdo, quando bem feito, pode impulsionar negócios, com certeza. E isso acontece porque essa técnica entrega aos consumidores o que eles realmente querem. O marketing de conteúdo é planejado de acordo com a jornada de compra do cliente, seguindo as etapas de atrair, reter e vender. O primeiro contato acontece por meio do site, blog ou pelas redes sociais, por exemplo. Por isso, o blog deve oferecer conteúdo de qualidade, que fale sobre os interesses do cliente. E chamadas para esses conteúdos podem estar nas redes sociais, que são usadas para chegar aos potenciais clientes, envolvê-los e criar interação com os usuários da marca.
O site também precisa ter informação de valor e deve usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para trabalhar com as palavras mais procuradas nos buscadores como Google, além de links e outros recursos para fazer com que a página melhore a sua posição no ranking orgânico, sem investimentos.
Depois de atrair as pessoas com temas de interesse, ligados ao seu negócio, você pode levá-las a um landing page, aquela página que aparece para que você deixe o seu e-mail e outras informações para baixar um e-book ou vídeo, por exemplo. E os dados das pessoas serão usados para trabalhar campanhas inteligentes de e-mail, que são ações realmente focadas no estágio de conhecimento e intensão de compra daquela pessoa.
Na jornada do consumidor, o marketing de conteúdo primeiro trabalha a fase de aprendizado e descoberta, em que vai apresentar um tema ao futuro cliente, para começar a estabelecer conexão e criar proximidade com a marca. O segundo passo é o reconhecimento do problema, em que o potencial comprador vai receber
informações que trabalhem aspectos psicológicos, como os problemas que aquela solução resolve e os que você pode ter se não comprá-la. A terceira etapa é a da consideração da solução. Ou seja, agora que você já sabe mais sobre aquele tema e viu que terá um problema se não comprar, é hora de decidir de quem adquirir a oferta. Nesse momento, muitas empresas usam recursos para reforçar a credibilidade, como apresentar depoimentos de clientes satisfeitos, dar garantias, contar sobre a experiência da marca etc. E por fim, na quarta fase, chegou a hora da decisão de compra, em que as mensagens vão motivar aquele interessado a virar cliente.
Entre algumas das principais vantagens do marketing de conteúdo está o fato de ser mensurável. Ou seja, você pode impactar cada vez mais pessoas com as suas campanhas e poderá medir o retorno, para ajustar as rotas e converter ainda mais. Outro valor agregado é que o marketing de conteúdo bem feito melhora a visibilidade da marca, o relacionamento com os clientes e ajuda os compradores a se tornarem fãs da empresas, indicando novos consumidores e reduzindo os investimentos para aquisição de clientes.
Gostou das dicas? Fique de olho no blog do Open Lab Coworking que trazemos sempre novidades para te ajudar a alavancar seu negócio!
Especialista em Marketing Digital e Vendas, palestrante, instrutora de cursos e workshops, fundadora da agência Core e da Social Lounge, primeira rede de franquias de mídias sociais do Brasil e colunista do Blog do Open Lab Coworking